Arbitragem é assunto recorrente no futebol brasileiro. No entanto, antes da data Fifa, esta questão ficou mais em destaque no Inter, muito por causa da sequência ruim que o clube vive no Brasileirão, no qual não vence há 10 jogos. Até a direção colorada foi à CBF para protestar com alguns erros, segundo ela, que vem ocorrendo nas últimas partidas.
A coluna fez um levantamento de lances que contaram com a interferência do VAR em jogos do Inter nesse Brasileirão. Aqui são lembradas apenas aquelas ações que alteraram a decisão do árbitro de campo, diferentemente do, por exemplo, suposto pênalti em Enner Valencia na partida contra o Goiás, tão reclamado no sábado (2) passado.
No total, em 22 rodadas disputadas do Brasileirão, o Inter teve cinco interferências do VAR, sendo três que "favoreceram" o time e duas que "prejudicaram". É importante ter um cuidado sobre a utilização destes verbos, pois a essência do árbitro de vídeo não é ser a favor ou contra qualquer equipe, mas sim fazer, em tese, justiça.
Os protestos de torcedores do Inter nas redes sociais remetem a lances que foram revisados pelo VAR, porém a decisão foi manter a escolha do campo. São eles: pênaltis em Valencia contra o Goiás e também o Fortaleza, em Pedro Henrique diante do Flamengo, e em Aránguiz contra o Fortaleza.
VAR que "favoreceu" o Inter:
- Gol confirmado contra o Santos = Luiz Adriano faz o gol, mas bandeira anula equivocadamente por impedimento
- Pênalti anulado do Coritiba = árbitro anotou a penalidade, mas a falta de Rômulo em Andrey foi fora da área
- Gol confirmado contra o Corinthians = Bruno Henrique faz o gol, mas o bandeira anula equivocadamente por impedimento
VAR que "prejudicou" o Inter:
- Pênalti anulado contra o Cruzeiro = árbitro anotou a penalidade, mas a falta em Alemão foi fora da área
- Gol anulado diante do Botafogo = Pedro Henrique faz o gol, mas em posição irregular após toque de Luiz Adriano