Chegou ao fim a história de Diego Souza no Grêmio. O centroavante não renovou contrato com o clube e se despediu da torcida em suas redes sociais nesta sexta-feira (30). Apesar de poucos títulos de expressão (Gauchão e Recopa Gaúcha), o jogador, que está próximo de se aposentar, deixa a camisa tricolor com uma marca impressionante.
Diego Souza é o jogador do Grêmio que mais marcou gols em Gre-Nais no Beira-Rio. Isto refere-se a toda história do clássico. Nem Renato Portaluppi, tampouco Tarciso, Jardel, Paulo Nunes, Ronaldinho Gaúcho ou Luan conseguiram balançar as redes tantas vezes no estádio do Inter.
São 16 Gre-Nais disputados por Diego Souza no Grêmio e quatro gols marcados, todos no Beira-Rio. O primeiro foi no Brasileirão de 2007, no clássico 368, que terminou em vitória gremista por 2 a 0. Os demais foram anotados nessa última passagem do atleta pelo clube.
Foi dele o gol da vitória no Gre-Nal 423, válido pela semifinal do primeiro turno do Gauchão de 2020. Diego Souza também deixou sua marca na virada sobre o Inter na decisão estadual do ano seguinte: 2 a 1. Por fim, na goleada aplicada pelo Grêmio por 3 a 0, que encaminhou vaga à final do Campeonato Gaúcho de 2022, ele anotou um gol de pênalti.
Diego Souza é o maior goleador do Grêmio no século 21 e o 15º no ranking de artilheiros do Tricolor na história. Foram 87 gols no total, em 222 jogos. O segundo da lista é Jonas, que balançou as redes 78 vezes.
Números de Diego Souza em Gre-Nal:
- 16 jogos
- 9 vitórias
- 4 empates
- 3 derrotas
- 4 gols marcados (todos no Beira-Rio)
- 4 assistências