Você lembra qual foi o último jogo do Grêmio, na Arena, pelo Brasileirão? E o último tendo Renato Portaluppi como técnico? E o último em que o maior ídolo estava na casamata e o estádio contou com a presença de torcedores? Muitas perguntas para responder a partir do fato de que o Tricolor efetivamente fará sua estreia em casa neste domingo (7), contra o Bragantino.
Renato é um colecionador de recordes no Grêmio. Dois deles são: o treinador com mais jogos pelo Tricolor na história da Arena e também o técnico com mais partidas pelo clube no Brasileirão. O confronto diante do Bragantino adiciona mais um elemento à reflexão. Trata-se da torcida gremista.
A última partida do Grêmio na Série A, jogando na Arena, foi em dezembro de 2021, na vitória sobre o Atlético-MG por 4 a 3, mas que não evitou o rebaixamento. Na ocasião, o técnico era Vagner Mancini.
Com Renato Portaluppi no comando, o último jogo de Brasileirão do Grêmio na Arena foi em fevereiro de 2021, ainda válido pela edição do ano anterior, afetada pela pandemia de coronavírus. O Tricolor venceu o Athletico-PR por 1 a 0, com gol de Thaciano, porém com portões fechados.
É necessário chegar à temporada de 2019 para lembrar do último jogo do Grêmio na Arena, com público, pelo Brasileirão, tendo Renato como treinador. No dia 5 de dezembro daquele ano, o time gremista bateu o Cruzeiro por 2 a 0, com gols de Ferreira e Pepê. No total, foram 20.454 torcedores presentes no estádio.
Números de Renato como técnico do Grêmio no Brasileirão:
- 226 jogos
- 108 vitórias
- 66 empates
- 52 derrotas
- 57,5% de aproveitamento