Um dos culpados pela eliminação do Inter para o Caxias, na semifinal do Gauchão, foi o técnico Mano Menezes, segundo a torcida colorada. O clube, que entrou como um favorito ao título por conta de sua campanha histórica no Brasileirão do ano passado, ficou de fora da decisão e novamente sem taça. Um roteiro parecido ao dos antecessores Alexander Medina e Miguel Ángel Ramírez.
Nas redes sociais, o debate sobre o trabalho de Mano vem sendo comparado às campanhas dos times de Medina e Ramírez. Isto porque esses foram os três treinadores da gestão Alessandro Barcellos que disputaram o Gauchão. Nenhum ganhou.
Os argumentos são diversos. O espanhol Miguel Ángel Ramírez recebeu um grupo vice-campeão brasileiro com Abel Braga. Ao mesmo tempo, por conta da pandemia de coronavírus, mal teve tempo para uma pré-temporada ideal. Mesmo assim, conseguiu chegar à final do Gauchão de 2021, sendo derrotado pelo Grêmio.
Em 2022, a vantagem do uruguaio Alexander Medina era contar com mais tempo para implementar seu trabalho. Além disso, o rival Grêmio vivia uma das piores crises do século 21, afundado na Série B do Brasileirão. O Inter conseguiu vencer dois Gre-Nais, mas foi justamente uma derrota acachapante no clássico em casa que fez o clube colorado cair nas semifinais.
Por fim, Mano Menezes recebeu merecidos elogios pela organização de time que fez o Inter ser vice-campeão brasileiro, com uma campanha histórica nos pontos corridos. O clube manteve o grupo para 2023, mas a equipe não rendeu o mesmo no Gauchão. Venceu apenas seis dos 13 jogos, sendo eliminado em casa para o Caxias antes das finais.
O aproveitamento do Inter de Mano foi levemente melhor. Também é verdade que é o técnico com mais tempo no cargo. São quase 60 partidas nos 11 meses de Beira-Rio. Ramírez e Medina mal completaram 20 jogos como treinadores do Inter. Independentemente das suas escolhas, o fato é que o Inter tem feito uma força descomunal para tentar brigar pelo título gaúcho.
Inter de Mano Menezes no Gauchão 2023
- 24 pontos
- 13 jogos
- 6 vitórias
- 6 empates
- 1 derrota
- 24 gols marcados
- 10 gols sofridos
- 62% de aproveitamento
- Eliminado na semifinal para o Caxias
Inter de Alexander Medina no Gauchão 2022
- 22 pontos
- 13 jogos
- 6 vitórias
- 4 empates
- 3 derrotas
- 14 gols marcados
- 13 gols sofridos
- 56% de aproveitamento
- Eliminado na semifinal para o Grêmio
Inter de Miguel Ángel Ramírez no Gauchão 2021
- 27 pontos
- 15 jogos
- 8 vitórias
- 3 empates
- 4 derrotas
- 30 gols marcados
- 14 gols sofridos
- 60% de aproveitamento
- Vice-campeão para o Grêmio