O que era uma tendência finalmente se confirmou. Agora Neymar é o maior goleador da história da Seleção Brasileira, igualando o número de gols do eterno Pelé. Por 77 vezes, a torcida brasileira comemorou a bola na rede do atual camisa 10. E daí? O Brasil está eliminado da Copa do Mundo. Pouco importa esta absurda marca histórica.
O brilho de Neymar seria incontestável se a Seleção Brasileira tivesse avançado de fase. Só que a dor de cair nos pênaltis "gritou" mais alto. O contexto é péssimo para registrar que ele alcançou Pelé. A Croácia é a seleção que festeja.
A contagem dos gols de Pelé sempre gerou polêmica. Há historiadores que contam 95 gols de Pelé vestindo a camisa da Seleção Brasileira. No entanto, acordo com a Fifa, a estatística correta aponta que foram 77 gols, número este igualado por Neymar contra a Croácia.
Pelé, campeão mundial em três edições (1958, 1962 e 1970), fez 12 gols no total na Copa do Mundo. Curiosamente ele não é o brasileiro que mais marcou em Copas. Esta estatística pertence a Ronaldo, que anotou 15 vezes.
O primeiro gol de Neymar pela Seleção Brasileira foi em agosto de 2010. Na época, o time comando por Mano Menezes venceu os Estados Unidos por 2 a 0, em Nova Jérsei. Um gol dele e outro de Alexandre Pato. Pois exatos 4.504 dias depois, Neymar chegou ao topo da lista de artilheiros do Brasil.
São 13 jogos de Neymar na história da Copa do Mundo, com oito gols marcados e três assistências. Em jogos eliminatórios de Copa, já balançou as redes três vezes. Só que talvez o tão sonhado título jamais venha. A frase está piscando em cada casa dos brasileiros: "jamais comparem com Pelé".
Top 5 artilheiros da Seleção Brasileira:
- Pelé - 77 gols (92 jogos)
- Neymar - 77 gols (124 jogos)
- Ronaldo - 62 gols (98 jogos)
- Romário - 55 gols (70 jogos)
- Zico - 48 gols (71 jogos)
Neymar pela Seleção Brasileira:
- 124 jogos
- 77 gols
- 54 assistências