A final da Copa do Mundo de 2022 transbordou de história, em todos os aspectos. A Argentina voltou a ser campeã mundial depois de 36 anos, e o grande personagem desta conquista foi Lionel Messi. A melhor versão do camisa 10 argentino, principalmente na final contra a França, o fez alcançar marcas absolutamente inesquecíveis.
Messi fez dois gols na decisão da Copa. Com isso, o craque superou os números de Pelé na história do Mundial. São 13 gols do jogador argentino, sendo sete deles só no Catar em 2022, contra 12 da lenda brasileira.
Talvez não dê tempo de Messi alcançar o topo dos goleadores da história da Copa do Mundo, já que ele não deve disputar a próxima edição por conta da idade. O alemão Klose, com 16 bolas na rede, detém a marca histórica. A tendência é de que Mbappé sim supere o número. Foram três gols do francês na final e 12 no retrospecto geral.
Outro recorde obtido por Messi em 2022 diz respeito ao seu poder de decisão. O craque argentino fez gol em todas as etapas da Copa do Mundo: fase de grupos (Arábia Saudita e México), oitavas de final (Austrália), quartas de final (Holanda), semifinais (Croácia) e final (França). Feito que jamais havia sido conseguido.
Vale dizer, por fim, que ninguém tem mais participação em gols na Copa do Mundo do que Lionel Messi. Aqui contam-se gols e também assistências. Além de balançar as redes 13 vezes, Messi deu oito assistências.
Maiores goleadores da Copa do Mundo
- 16 - Klose
- 15 - Ronaldo
- 14 - Gerd Müller
- 13 - Fontaine e Messi
- 12 - Pelé e Mbappé