A sequência ruim do Grêmio na Série B mantém o time fora do G-4 do campeonato. Ora, são quatro partidas sem vencer, com três empates e uma derrota. Neste domingo (29), empatou com o Vila Nova-GO fora de casa. Agora há um ponto específico a ser analisado até aqui na competição: a falta de competência do sistema ofensivo do Tricolor.
Já se passaram nove rodadas da Série B, e o Grêmio marcou apenas sete gols. Foram quatro de Diego Souza, dois de Elias Manoel e um de Bitello. Não bastasse isto, há um detalhe que piora a estatística. Em apenas quatro jogos, o Tricolor fez gols (Guarani, CRB, Operário e Ituano). Ou seja, disputou cinco partidas sem conseguir botar a bola na rede.
O site Footstats, especializado em estatísticas no futebol brasileiro, exibe um número assustador. O Grêmio precisa finalizar quase 20 vezes por jogo (17,7 exatamente), em média, para fazer um gol. Percebe-se aqui como é difícil para um treinador montar um esquema que permita a seu time alcançar tantas finalizações.
Claro que a responsabilidade também é de Roger Machado, que tem a obrigação de dar o mínimo de organização à equipe. A questão é que, nessa discussão de chutes a gol, fica exposta a falta de qualificação do grupo do Grêmio.
Melhores ataques da Série B 2022:
- Bahia - 11 gols
- Cruzeiro - 10 gols
- Sampaio Corrêa - 10 gols
- Operário-PR - 10 gols
- Ituano - 9 gols
- Londrina - 9 gols
- Novorizontino - 9 gols
- Vasco - 8 gols
- Grêmio - 7 gols