A garotada do Grêmio foi à Venezuela e garantiu a classificação do time, que já estava encaminhada virtualmente, às oitavas de final da Sul-Americana. Além disso, ao manter os 100% de aproveitamento na competição, a equipe alterativa de Tiago Nunes deixou o clube mais próximo da melhor campanha geral.
A fase de grupos da Sul-Americana encerra-se na próxima quinta-feira (27). O Tricolor encara o La Equidad, em Ambato, no Equador, para finalizar sua participação no Grupo H. Somente dois clubes ainda podem tirar a melhor campanha do Grêmio: Peñarol e Athletico-PR, que somam 12 pontos. Os uruguaios pegam o Huancayo, no Peru, enquanto o Furacão recebe o Aucas, do Equador.
Se o Grêmio empatar com o La Equidad, já confirma o primeiro lugar na classificação geral da Sul-Americana sem depender de resultados paralelos. Conforme regulamento do torneio, a grande vantagem disto é garantir todos os mata-matas da competição com o segundo jogo na Arena, independentemente do adversário.
Nas oitavas de final, os campeões de cada chave (pote 1) terão pela frente os terceiros colocados de cada grupo da Libertadores (pote 2). Haverá um sorteio para a definição dos confrontos, provavelmente no dia 2 de junho, sendo que os times do primeiro pote trazem a decisão do mata-mata para sua casa.
Nas quartas de final e nas semifinais, sempre o clube que tiver feito a melhor campanha na fase de grupos, conforme numeração dentro dos potes, faz o segundo jogo como mandante. Vale lembrar que a final é em jogo único, em partida a ser realizada no Uruguai, no dia 6 de novembro.
Números do Grêmio na Sul-Americana
- 5 jogos
- 5 vitórias
- 21 gols marcados
- 5 gols sofridos
- 100% de aproveitamento