De um lado, o Grêmio busca o tetracampeonato consecutivo do Gauchão e tenta repetir um feito de mais de 30 anos. Do outro, o Inter, maior campeão estadual, luta para voltar a levantar a taça depois de cinco temporadas. Mal sabem os clubes, no entanto, que a partida deste domingo (16), no Beira-Rio, tem também um componente histórico muito relevante.
O Estádio Beira-Rio vai igualar o Olímpico no número de Gre-Nais realizados e passa a ser um dos locais que mais receberam clássicos em toda a história. A partir de domingo, a casa colorada vai alcançar a marca de 123 jogos entre Inter e Grêmio.
O Olímpico, com 123 clássicos no currículo, recebeu seu último Gre-Nal em dezembro de 2012, válido pelo Brasileirão. Uma partida bastante acidentada, que terminou com o placar de 0 a 0 e cinco expulsões. Além Saimon, Muriel e Leandro Damião, também receberam o cartão vermelho os técnicos Vanderlei Luxemburgo e Osmar Loss, à época interino do Inter.
O primeiro Gre-Nal do Beira-Rio foi realizado em 1969 e foi bastante tumultuado, tal qual este citado do Olímpico em 2012. O clássico de número 189, realizado em 20 de abril daquele ano, era válido por um quadrangular amistoso de inauguração do estádio colorado. O jogo terminou 0 a 0 e com uma pancadaria histórica, com mais de 20 expulsões.
O árbitro Orion Satter de Mello só não deu o cartão vermelho para o meia colorado Dorinho e o goleiro gremista Alberto. Quem também não foi expulso foi Valdomiro, que assistiu a toda a confusão da boca do túnel. A partida foi encerrada aos 37 minutos do segundo tempo após o tumulto.
Retrospecto do Gre-Nal no Olímpico
- 123 jogos
- 41 vitórias do Grêmio
- 34 vitórias do Inter
- 48 empates
Retrospecto do Gre-Nal no Beira-Rio
- 122 jogos
- 48 vitórias do Inter
- 31 vitórias do Grêmio
- 43 empates