A vitória do Grêmio sobre o Lanús fora de casa é de grande importância para o encaminhar a classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana. O jogo, que relembrou a final da Libertadores de 2017 entre os clubes, foi mais um na vida do Tricolor em um longo retrospecto contra argentinos na história.
O Grêmio é um dos clubes brasileiros que mais enfrentou argentinos. O 2 a 1 sobre o Lanús foi a 108ª partida no histórico do confronto, levando em conta competições oficiais e até amistosos. O aproveitamento é muito bom: quase 60% no total (jogos no Brasil e também na Argentina).
Pela Sul-Americana, foi a primeira vez que o Grêmio encarou uma equipe argentina. Diante do Lanús, foi somente o terceiro confronto entre os clubes. River Plate (19 vezes), Independiente (14) e Estudiantes (13) são os adversários que mais apareceram pelo caminho do Tricolor.
Fazia tempo que o Grêmio não enfrentaram um time da Argentina. Antes do jogo desta quinta-feira (29) contra o Lanús, o último jogo havia sido diante do Rosario Central, pela fase de grupos da Libertadores de 2019. Na oportunidade, o time empatou fora de casa (1 a 1) e conseguiu a vitoria na Arena (3 a 1).
Grêmio contra argentinos na história
- 108 jogos
- 55 vitórias
- 27 empates
- 26 derrotas
- 171 gols marcados
- 120 gols sofridos
- 59% de aproveitamento