O destino colocou Inter e Boca Juniors nas oitavas de final da Libertadores, um confronto que não ocorre há 12 anos. A vantagem dos argentinos é decidir o segundo jogo na Bombonera, em Buenos Aires, por terem sido líderes do seu grupo, enquanto o time colorado acabou na segunda colocação. E o gol fora de casa é critério de desempate.
No geral, são oito partidas no histórico do confronto entre Inter e Boca Juniors. A vantagem é colorada nos números, com quatro vitórias contra três do Boca. No entanto, em jogos oficiais, os argentinos eliminaram os gaúchos em duas oportunidades.
O primeiro confronto entre Inter e Boca Juniors foi na década de 1950. Um torneio amistoso em homenagem aos 30 anos da Varig, antiga companhia aérea brasileira, representou o segundo troféu internacional do clube colorado. Nos Eucaliptos, deu vitória de 4 a 2, com dois gols de Ivo Diogo, um de Larry e outro de Luizinho.
Na memória recente dos colorados, há os confrontos diante do Boca Juniors pela Copa Sul-Americana. Ainda em busca de suas primeiras grandes conquistas fora do Brasil, o Inter deu adeus à competição em duas oportunidades no enfrentamento com o Boca. Sofreu ainda duas goleadas na mítica Bombonera: 4 a 2 em 2004 e 4 a 1 em 2005.
A vingança veio em 2008, na campanha histórica do Inter rumo ao primeiro título de um clube brasileiro na Sul-Americana. Depois de vencer no Beira-Rio, a equipe colorada também saiu vitoriosa da Bombonera, eliminando os argentinos.
Histórico de Inter x Boca Juniors
- 8 jogos
- 4 vitórias do Inter (14 gols)
- 3 vitórias do Boca Juniors (14 gols)
- 1 empate