O fator local é uma questão importante na história do Gre-Nal. Inegavelmente, como ocorre de maneira geral no futebol, atuar em casa é uma vantagem relevante para os clubes. Porém, o recorte recente aponta uma inversão de lógica por parte do Grêmio no confronto diante do Inter no Beira-Rio, onde houve nova vitória tricolor na noite desta quarta-feira (23).
Desde a reforma do Beira-Rio para a realização da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, foram realizados 12 Gre-Nais no estádio. A supremacia era obviamente colorada, mas os resultados dos últimos anos mudaram a estatística e, hoje, os números são equilibrados. São cinco vitórias do Inter e, agora, quatro do Grêmio.
A vitória tricolor, com o brilho de Pepê, teve ainda mais duas influências destacáveis na casa do Inter. 1) O clube não perdia no Beira-Rio em Libertadores desde 2011 (eram 20 jogos invicto). 2) Além disso, o Tricolor se iguala ao Atlético-MG e passa a ser o maior carrasco dos colorados no estádio desde a reforma.
A última vitória do Inter sobre o Grêmio no Beira-Rio, que também marca o início da série invicta do Tricolor no clássico (10 confrontos), foi em setembro de 2018. De lá pra cá, foram realizados quatro Gre-Nais, com duas vitórias gremistas e dois empates. O jogo da fase de grupos do segundo turno do Gauchão deste ano teve mando do Inter, mas foi realizado em Caxias do Sul por conta da proibição de jogos em Porto Alegre.
Gre-Nal no novo Beira-Rio
- 12 jogos
- 5 vitórias do Inter (10 gols)
- 4 vitórias do Grêmio (7 gols)
- 3 empates
Vitórias do Grêmio no novo Beira-Rio
- Inter 0x1 Grêmio (gol de Douglas) - Brasileirão 2016
- Inter 1x2 Grêmio (gols de Luan) - Gauchão 2018
- Inter 0x1 Grêmio (gol de Diego Souza) - Gauchão 2020
- Inter 0x1 Grêmio (gol de Pepê) - Libertadores 2020