Surgiu a dúvida, principalmente entre os torcedores colorados, com relação à próxima rodada da Libertadores, que promete um movimentado Gre-Nal no Beira-Rio. Afinal, existe chance matemática de o Inter carimbar vaga para a próxima fase da competição com dois jogos de antecedência? Sim, existe.
Apesar de a tabela de classificação do Grupo E mostrar os concorrentes muitos próximos um do outro, existe combinações que dão a segurança matemática para o Inter ficar com a vaga. Tudo parte, talvez esta seja a questão mais complicada, em virtude do histórico recente, de uma vitória colorada no Gre-Nal do Beira-Rio.
O fato é que, se o Inter vencer o Grêmio, chegando a 10 pontos, o clube colorado só não estará classificado matematicamente à próxima fase se houver empate no duelo entre América de Cali e Universidad Católica, na Colômbia. Este resultado deixaria os três times com 4 pontos, faltando duas rodadas. Ou seja, o time de Coudet estaria ao alcance de todos os concorrentes.
Se houver vencedor no jogo da Colômbia, aliado à vitória do Inter, a classificação estará garantida. Isso porque o perdedor ficará com 3 pontos, não podendo mais chegar a 10 (pontuação colorada na projeção), e o outro clube disputaria com o Grêmio a outra vaga, sendo que haverá um confronto direto entre eles. Na pior das hipóteses, o Inter avança em segundo lugar no grupo.
Outro detalhe interessante é que, na projeção do empate entre América de Cali e Universidad Católica, que não classifica o Inter matematicamente mesmo vencendo o Gre-Nal, é que o Grêmio vira aliado colorado. Qualquer ponto que o Tricolor tirar dos colombianos e dos chilenos, seus adversários nas rodadas finais, o Colorado se classifica mesmo perdendo seus últimos jogos.
Classificação do Grupo E
- Inter - 7 pontos
- Grêmio - 4 pontos
- América de Cali - 3 pontos
- Universidad Católica - 3 pontos
Próximos jogos
- Inter x Grêmio
- América de Cali x Universidad Católica
- Grêmio x Universidad Católica
- América de Cali x Inter
- Grêmio x América de Cali
- Universidad Católica x Inter