Recentemente foi feita, aqui na coluna, uma pesquisa para medir o número de estrangeiros na Série A do futebol brasileiro. Concluiu-se, na oportunidade, que Inter e Atlético-MG eram os clubes com mais jogadores de fora do Brasil em seu elenco, ambos com sete atletas, sem contar os treinadores, que também não falam português.
Pois agora o raio X proposto é o seguinte: quem utilizou mais jogadores estrangeiros no século 21, Grêmio ou Inter? O exercício foi bem interessante, fazendo relembrar de nomes que deixaram a desejar, mas outros que tiveram grande destaque com a camisa tricolor e colorada.
É importante expor aqui os critérios utilizados para a montagem da pesquisa. Além da questão temporal, delimitando o século 21 (desde 2001), foram levados em conta apenas os jogadores estrangeiros utilizados, ao menos uma vez, pelo time principal ou por equipes alternativas desde que em jogos por competições profissionais.
Por exemplo, o Grêmio contratou atletas como o uruguaio Sorondo, o panamenho José Garcés, o uruguaio Martin Chaves, o paraguaio Diego Barreto e o argentino Arangio durante esse período. Nenhum deles foi utilizado, por questões física, técnica ou outras. Mesmo caso do Inter, quando trouxe o nigeriano Obinna, o uruguaio Rak, o búlgaro Ninov e o peruano Mimbela. Estes todos não são contados.
Os outros exemplos, com relação a partidas por competições profissionais, podem ser compreendidos no caso do nigeriano Abu, utilizado pelo Inter B, treinado por Lisca, no Gauchão em 2007, e do argentino Esperon, do grupo de transição do Grêmio, que atuou na Primeira Liga em 2017.
Estrangeiros do Grêmio
- ARGENTINA: Saja, Maidana, Schiavi, Kannemann, Matías Rodríguez, Fabio De Los Santos, Alan Ruiz, Escudero, Bertoglio, Gata Fernández, Montoya, Miralles, Herrera, Barcos, Maxi López e Esperon.
- URUGUAI: Orteman, Cristian Rodríguez, Maxi Rodríguez, Braian Rodríguez, Lipatín, Richard Morales, Julio Rodríguez e Pablo Hernández.
- PARAGUAI: Lucas Barrios, Riveros, Gavilán, Tavarelli e Julio dos Santos.
- COLÔMBIA: Orejuela, Bustos e Perea.
- EQUADOR: Arroyo, Bolaños e Erazo.
- CHILE: Escalona, Beausejour e Vargas.
- PERU: Beto da Silva e Hidalgo.
- BOLÍVIA: Marcelo Moreno.
- ÁFRICA DO SUL: Ty Sandows.
- PANAMÁ: Baloy.
Total: 43 jogadores
Estrangeiros do Inter
- ARGENTINA: Abbondanzieri, Luque, Scocco, Dátolo, Lisandro, Ariel, Cavenaghi, Bolatti, Guiñazu, Herbella, Ameli, Saravia, Musto, D'Alessandro, Cuesta e Sarrafiore
- CHILE: Aránguiz, Felipe Gutiérrez, PC Magalhães e Eros Pérez.
- COLÔMBIA: Orozco, Bustos, Tréllez, Vargas, Hurtado e Rentería.
- URUGUAI: Forlán, Sorondo, Bruno Silva, Nico Freitas, Jonatan Alvez e Nico López.
- PERU: Guerrero e Hidalgo.
- PARAGUAI: Gavilán.
- EQUADOR: Luis Bolãnos.
- VENEZUELA: Seijas.
- NIGÉRIA: Abu.
Total: 38 jogadores