O que se espera de um clássico brasileiro entre Grêmio e Palmeiras, por exemplo, é um altíssimo equilíbrio nos números do confronto. E este duelo especificamente é recheado de duelos históricos no Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil, com classificações para ambos os lados e muitos títulos conquistados. Mas há um ponto neste cenário totalmente discrepante quando os clubes se enfrentam em São Paulo.
O primeiro jogo entre Grêmio e Palmeiras realizado na cidade de São Paulo está registrado em 1961, pela antiga Taça Brasil (empate sem gols). Desde então, passaram-se incríveis 58 anos e 43 partidas na capital paulista entre Tricolor e Verdão. Acreditem ou não, foram apenas duas vitórias gremistas neste longo período.
As vitórias do Grêmio contra o Palmeiras em São Paulo ocorreram recentemente, nos anos de 2006 e 2008, ambas no antigo Parque Antártica e as duas pelo Brasileirão. Hugo marcou o gol da vitória por 1 a 0 na primeira, enquanto Tcheco anotou também no 1 a 0 na segunda. Vale dizer que esta estatística de quase 60 anos inclui confrontos em outros estádios, como Morumbi, Canindé e Pacaembu.
Para avançar às semifinais da Libertadores, o Grêmio precisará indubitavelmente vencer o Palmeiras no Pacaembu. A única vitória que não classifica os gaúchos no tempo normal é a do placar de 1 a 0, a qual forçaria a decisão nas penalidades. Qualquer outro triunfo é suficiente para o Tricolor seguir sonhando com o tetra da América.
Histórico de Grêmio e Palmeiras em São Paulo:
- 43 jogos
- 2 vitórias do Grêmio (35 gols)
- 13 empates
- 28 vitórias do Palmeiras (88 gols)