É uma pena que o futebol tenha perdido Nilmar. Afastado dos gramados por conta de uma depressão, o atacante de 34 anos não deve voltar a jogar. Ídolo do Inter e do Corinthians, o jogador, que teve passagem pela Seleção Brasileira e pelo futebol europeu, coleciona títulos importantes como Brasileirão, Sul-Americana e Copa das Confederações. Por isso, o dia 10 de maio é uma data especial que merece ser lembrada em referência a ele.
Há exatos 10 anos, o Inter fazia sua estreia no Brasileirão de 2009. O adversário era duro: simplesmente o Corinthians, que voltava à Série A depois de amargar a Segunda Divisão. Não bastasse isso, Ronaldo Nazário, contratado a peso de ouro pelo clube paulista, assistia ao jogo das arquibancadas.
Mas quem roubou a cena foi Nilmar. Após lançamento de D'Alessandro, o atacante, na intermediária, começou a "fazer fila" na zaga corintiana até chegar à área e fazer o gol da vitória do Inter.
O Corinthians perdeu uma invencibilidade de 26 jogos dentro de casa. O jornal argentino Olé, inclusive, fez uma matéria sobre o lance e apelidou o jogador colorado de "Nilmaradona" em alusão ao craque Diego Maradona.
Naquele Brasileirão, o Inter acabou como vice-campeão. O título ficou com o Flamengo, que venceu o Grêmio, no Maracanã, pela última rodada e garantiu a conquista.
Ficha do jogo Corinthians 0x1 Inter
Data: 10/05/2009
Local: Pacaembu
Corinthians: Felipe; Renato, Jean e Diego; Diogo (Alessandro), Cristian, Jucilei (Dentinho), Boquita e Wellington Saci (Otacílio Neto); Lulinha e Souza. Técnico: Mano Menezes.
Internacional: Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kléber; Glaydson, Magrão, Guiñazu e D'Alessandro (Andrezinho); Taison (Giuliano) e Nilmar (Alecsandro). Técnico: Tite.