O ponto positivo do empate contra o Juventude foi que o Grêmio, novamente com a dupla de zaga formada por Geromel e pelo improvisado Michel, não sofreu gols. No entanto, isso parece ser insuficiente, e o time de Renato Portaluppi passou por mais uma partida sem vitória. Em maio, em apenas um jogo a equipe saiu vencedora, o que demonstra claramente uma queda de rendimento.
O primeiro jogo do mês foi um empate contra o Avaí, em Santa Catarina, pelo Brasileirão. Pelo mesmo campeonato, o time perdeu posteriormente para Fluminense, na Arena, e Ceará, no Castelão, além de empatar com o Corinthians, em Itaquera. Houve o empate com o Juventude, pela Copa do Brasil, e a única vitória veio sobre a Universidad Católica, que classificou o clube às oitavas de final da Libertadores.
O Grêmio tem mais dois jogos em maio para tentar a segunda vitória em maio, e as duas são na Arena. Neste sábado (25), a equipe encara o Atlético-MG atrás dos primeiros três pontos no Brasileirão. Na quarta subsequente (29), tenta avançar na Copa do Brasil contra o Juventude.
Jogos do Grêmio no mês de maio:
- 01/05 - Avaí 1x1 Grêmio (Brasileirão)
- 05/05 - Grêmio 4x5 Fluminense (Brasileirão)
- 08/05 - Grêmio 2x0 Universidad Católica (Libertadores)
- 11/05 - Corinthians 0x0 Grêmio (Brasileirão)
- 19/05 - Ceará 2x1 Grêmio (Brasileirão)
- 22/05 - Juventude 0x0 Grêmio (Copa do Brasil)