A noite de terça-feira (30) terminou com uma forte chuva em Porto Alegre e também com a eliminação do Grêmio na Copa Libertadores da América. O Tricolor perdeu para o River Plate por 2 a 1 e saiu na semifinal pelo gol qualificado. Esta é a primeira vez que o time gremista entrega em casa uma vantagem construída fora.
O Grêmio foi eliminado apenas duas vezes em 18 edições de Copa Libertadores quando o time saiu vitorioso na primeira partida. Porém, estas vantagens foram construídas em casa e depois desfeitas longe de Porto Alegre.
A primeira vez foi em 1996, quando o Grêmio venceu o América de Cali por 1 a 0 no Olímpico. No entanto, o time de Felipão foi derrotado pelos colombianos por 3 a 1 fora de casa. Os gremistas acabaram eliminados na semifinal.
A segunda vez foi em 2013 e novamente diante de um time colombiano. Na ocasião, o Grêmio, treinado por Vanderlei Luxemburgo, saiu vitorioso diante do Santa Fé por 2 a 1 na Arena. Na volta, o Tricolor foi derrotado por 1 a 0 e, pelo gol qualificado, deu adeus à competição nas oitavas de final.