É noite de mais uma decisão para o Grêmio na Copa Libertadores da América. O time de Renato Portaluppi encara o River Plate, na Argentina, abrindo a etapa de semifinal da competição. Noites tensas assim já estão no cronograma da história tricolor. Uma delas ocorreu há cinco anos, quando os gaúchos eliminaram o Corinthians da Copa do Brasil, contando com um ato de displicência de Alexandre Pato.
A sofrida classificação às semifinais da Copa do Brasil de 2013 veio no dia 23 de outubro daquele ano. Depois do empate sem gols em São Paulo, um novo 0 a 0 entre Grêmio e Corinthians forçou a ida da decisão aos pênaltis na Arena do Grêmio. O então goleiro Dida foi o grande herói, pegando três cobranças dos corintianos e definindo o placar de 3 a 2.
Pois a última cobrança defendida por Dida surgiu de um ato de displicência de Alexandre Pato. O ex-jogador do Inter, comprado a peso de ouro pelo Corinthians (cerca de R$ 40 milhões de reais), tentou uma cavadinha sem sucesso. O erro rendeu a eliminação dos paulistas e inviabilizou a permanência do atacante no clube.
Ficha do jogo
GRÊMIO: Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Riveros (Elano, 42'/2º) e Ramiro; Vargas, Kleber e Barcos. Técnico: Renato Portaluppi.
CORINTHIANS: Walter; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos (Igor, 5'/2º); Ralf e Guilherme (Emerson, 26'/2º); Edenílson, Douglas (Danilo, 17'/2º) e Romarinho; Alexandre Pato. Técnico: Tite.
Cartões amarelos: Kleber, Barcos (G), Alexandre Pato, Ralf (C);
Expulsões: Vargas (G), Emerson (C);
Arbitragem: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC), auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (Fifa/MG) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO).
Renda: R$ 1.820.728,00.
Público: 35.684 (33.503 pagantes).
Local: Arena do Grêmio.