Pênalti, falta ou escanteio. Até este domingo, estas eram as únicas formas de vencer a zaga titular do Grêmio, formada por Marcelo Grohe, Pedro Geromel e Kannemann. O Santos acabou goleado na Arena por 5 a 1, mas conseguiu encontrar as redes do time de Renato Portaluppi e quebrou uma estatística interessante.
O último gol com bola rolando sofrido pelo Grêmio havia sido, até então, na derrota por 1 a 0 para o Barcelona, do Equador, pela semifinal da Libertadores. Confronto no dia 1º e novembro de 2017. Jonathan Alvez anotou o gol do jogo de volta na Arena. De lá pra cá, o trio Grohe, Geromel e Kannemann só foi batido por meio da bola parada até o gol marcado por Jean Mota neste domingo pelo Brasileirão.
Aliás, o gol de Jean Mota encerrou uma série histórica de invencibilidade de Marcelo Grohe. O goleiro não era vazado desde 21 de março e quase chegou a dez jogos sem buscar a bola no fundo de suas redes. No total, foram 867 minutos invicto, a terceira maior marca da história do Grêmio (atrás de Leão, em 1981m e Alberto, em 1968).