Grêmio e Bahia são clubes tradicionais do futebol brasileiro. Já são 46 jogos na história entre eles, tendo o primeiro confronto ocorrido em 1950. O próximo capítulo desta história será escrito neste domingo, às 19h, na Fonte Nova, pela 25ª rodada do Brasileirão. Pois houve um jogo marcante no final dos anos 1980, que fez parte de uma trajetória gremista que resultaria em um título inédito.
Em agosto de 1989, Grêmio e Bahia se enfrentaram pelas quartas de final da primeira edição da Copa do Brasil. Com arbitragem de Arnaldo Cézar Coelho, o jogo contou com cerca de 15 mil torcedores no estádio do clube baiano. Aliás, o Bahia era o campeão brasileiro (vencera o Inter na final de 1988, disputada em fevereiro daquele ano).
Segundo a reportagem da Zero Hora no dia seguinte ao jogo, o "pega-ratão" do técnico Cláudio Duarte surtiu efeito, e o Grêmio venceu o Bahia por 2 a 0, com gols marcados por Cuca e Kita. A torcida baiana, frustrada com o resultado, começou a vaiar o então treinador Renê Simões. O time gaúcho seguiria adiante na competição, conquistando o título na final diante do Sport Recife.
Confira abaixo o gol de Kita narrado por Roberto Brauner, na Rádio Gaúcha:
Bahia 0x2 Grêmio
Data: 05/08/1989
Local: Fonte Nova
Gols: Kita e Cuca (G)
BAHIA: Ronaldo; Mailson, Wagner, João Marcelo e Paulo Robson; Gil Sergipano, Paulo Rodrigues e Zé Carlos; Osmar (Charles Fabian) Duda e Marquinhos (Sandro). Técnico: René Simões.
GRÊMIO: Mazarópi; Alfinete, Edinho, Luis Eduardo Lima e Fábio Lima; Jandir, Lino, Cuca e Assis (André); Almir (Paulo Egídio) e Kita. Técnico: Cláudio Duarte.