Foi difícil, mas saiu. O Brasileirão mais emocionante dos últimos anos nos brindou com grandes jogos e muitos personagens. Marcelo no Fluminense, Lucas Moura no São Paulo, Hulk no Atlético-MG e Suárez, o melhor do campeonato, no Grêmio. Para cada posição, há pelo menos duas boas opções. Confere abaixo a minha seleção.
Difícil escolher o goleiro. Achei Everson, do Galo, o mais regular. Mas Weverton talvez tenha feito a defesa mais importante do campeonato, no pênalti cobrado por Tiquinho, do Botafogo. Por isso, o goleiro do Palmeiras é o meu escolhido.
É do Palmeiras também o lateral-direito. Por vezes zagueiro, com menos velocidade e muita experiência, Marcos Rocha foi o melhor da posição mais carente do futebol brasileiro.
A zaga é aberta com Adryelson, do Botafogo. Foi impecável no primeiro turno e naufragou com o coletivo na segunda parte do campeonato. Gustavo Gómez, do Palmeiras, é de longe o melhor zagueiro em atividade no Brasil e entra fácil em qualquer seleção. Faço referência aqui também ao ótimo campeonato de Léo Ortiz no Bragantino, mas ele fica de fora. Quem completa a defesa é Guilherme Arana, lateral-esquerdo do Atlético-MG. Quase deu para Juninho Capixaba.
O meio-campo começa por Villasanti, do Grêmio. Depois de Suárez, ele foi o melhor jogador do time na temporada. O segundo volante foi o que me causou a maior dúvida. Zé Rafael, do Palmeiras, jogou muito, mas fico com Lucas Evangelista, do Bragantino. É o meio-campista que faz tudo. Fecho o setor com Raphael Veiga, em uma boa disputa com Alan Patrick e Paulo Henrique Ganso, que brilharam mais na Libertadores.
O trio de ataque tem os dois atacantes do Galo: Hulk e Paulinho. E, claro, Luisito Suárez, o melhor jogador do campeonato. O uruguaio foi o maior responsável por colocar o Grêmio, cuja expectativa era de meio de tabela, na Libertadores do próximo ano.
Abel Ferreira e sua incrível capacidade de se reinventar é o técnico do campeonato. Mas vale a referência também para o surpreendente Pedro Caixinha, que levou o Bragantino à Libertadores, e a recuperação de Felipão no Atlético-MG.
A minha seleção do Brasileirão:
- Goleiro: Weverton (Palmeiras)
- Lateral-direito: Marcos Rocha (Palmeiras)
- Zagueiros: Adryelson (Botafogo) e Gustavo Gómez (Palmeiras)
- Lateral-esquerdo: Guilherme Arana (Atlético-MG)
- Meio-campistas: Villasanti (Grêmio), Lucas Evangelista (Bragantino) e Raphael Veiga (Palmeiras)
- Atacantes: Hulk (Atlético-MG), Paulinho (Atlético-MG) e Suárez (Grêmio)
- Treinador: Abel Ferreira (Palmeiras)
- Craque: Suárez (Grêmio)