Se você acessou o Facebook nos últimos dois dias, deve ter deparado com publicações de amigos revelando seus gostos musicais por meio de expressões como "roqueiro setentêra" ou "popzêra das pixta".
Isso porque o teste rotule.me, criado pelo selo porto-alegrense Take One Records, viralizou. A ideia, uma criação do dono do selo e sócio da agência digital DZ Estúdio Davi Neves, é usar os dados do usuário liberados pelo Spotify e determinar um rótulo musical – sempre com um nome engraçadinho, o que ajudou a fazer com que muita gente compartilhasse o conteúdo em sua página pessoal.
– Foi uma brincadeira para divulgar o selo e as bandas de um jeito criativo. Pensamos em um conteúdo diferente, uma brincadeira que não fosse invasiva e tivesse a ver com música. Em um dia, passou dos 20 mil acessos – conta Davi.
Caso a identidade do usuário tenha algo a ver com os artistas do selo, como Pássaro Vadio e Luiz Bruno, músicas dessa galera são incluídas na playlist que o teste sugere ao final. O sucesso foi tanto que, em dois dias, já foram mais de 33 mil testes realizados.
E você, é "brasileirinho relax" ou "popzêra descontruidão"? Por aqui, o meu deu "roqueiro gaúcho diverso".