Pergunto aos torcedores: surpreende a campanha do Inter na Libertadores? Muito se questiona o grupo de jogadores e o trabalho do técnico Odair Hellmann. Só que o time completou os seis primeiros jogos sem derrotas e com vantagens importantes para a sequência da competição.
Foram quatro vitórias sobre Palestino e Alianza Lima e dois empates contra o poderoso River Plate. Até podemos dar um desconto para a qualidade menor de chilenos e peruanos, mas a equipe colorada fez a sua parte. Quando se encara adversários mais fracos é preciso se impor. As partidas contra o atual campeão da Libertadores da América foram de enfrentamentos de igual para igual, com alternância de supremacia entre as duas equipes nos confrontos em Porto Alegre e Buenos Aires.
Nem o mais otimista torcedor apostaria que a classificação às oitavas de final viria de forma antecipada, na primeira colocação do grupo e de forma invicta. O Inter termina tendo a terceira melhor campanha no geral, atrás apenas de Palmeiras e Cruzeiro. E há ainda mais: é o único time do Brasil que não foi derrotado.
Agora chega o momento em que é preciso dar um salto maior. Depois da parada da Copa América, começa uma nova Libertadores. O sorteio de segunda-feira (13) vai definir o adversário. Vale sempre lembrar que a fase de mata-mata é traiçoeira. O Inter terá a vantagem de decidir em casa. Não pode cometer erros como o de sofrer um gol no último final como acontecer no Monumental de Núñez.