A Netflix lançou neste fim de semana o documentário #SeAcabó: Diário das Campeãs (2024), que trata da luta das jogadoras da seleção da Espanha, campeãs do mundo, pelo fim dos abusos que sofriam de dirigentes da Real Federação Espanhola de Futebol. Veja o trailer abaixo.
Os casos de assédio ganharam as manchetes em 2023, depois que parte do grupo escreveu uma carta pública renunciando à seleção e cobrando por ações. O beijo forçado do então presidente da RFEF, Luís Rubiales, na atacante Jenni Hermoso, durante a entrega das medalhas e da taça, foi a parte mais visível de uma relação marcada pelo machismo, pelo desrespeito e por intimidações.
Jenni é uma das nove jogadoras que participam com depoimentos sobre a crise na seleção. Aitana Bonmatí, eleita nos dois últimos anos a melhor do mundo, Alexia Putellas, que havia vencido o prêmio individual duas vezes antes da companheira, Irene Paredes, Sandra Paños, Lola Gallardo, Laia Codina, Teresa Abelleira, Ivana Andrés e Olga Carmona contam como cada uma delas viveu aqueles dias, dando depoimentos inéditos.
Rubiales teve sua carreira como dirigente dinamitada a partir do episódio. Em março deste ano, o Ministério Publico pediu dois anos de prisão para ele. Mais do que um caso espanhol, o documentário mostra que a mobilização e a luta das mulheres tem força e vigor capazes de arrancar as raízes do patriarcado que ainda guiam a nossa sociedade.