Uma ação conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), do Observatório da Discriminação Racial no Futebol e da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) levará a luta antirracista para o entorno da Arena no 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e também de Grêmio x Juventude, jogo que se tornou uma "final" para escapar do Z-4. A FGF apoiará a impressão da nova edição da série MPT em Quadrinhos, projeto didático desenvolvido pelo próprio MPT.
O acordo foi costurado em uma reunião realizada neste mês, na sede da FGF, entre o presidente da federação, Luciano Hocsman, o diretor-executivo do Observatório, Marcelo Carvalho, e o procurador do trabalho Bernardo Mata Schuch, um dos corroteiristas da edição 79 do projeto MPT em Quadrinhos, intitulada Antirracismo F.C.
Em alusão à passagem do Dia Nacional da Consciência Negra, a FGF vai imprimir exemplares da revista e distribuí-los para quem for assistir ao jogo na Arena. A série MPT em Quadrinhos é uma iniciativa que utiliza histórias em quadrinhos para tratar de questões relevantes da sociedade. A dinâmica desse tipo de publicação facilita o acesso à informação e promove a conscientização sobre problemas que fazem parte do cotidiano, como o racismo.
A edição especial, cujo lançamento coincide com a celebração do Dia da Consciência Negra, destaca os impactos do racismo no ambiente esportivo e destaca a luta contra o preconceito nos estádios. Apesar de inúmeras campanhas e iniciativas antirracistas ao redor do mundo, incidentes de racismo se repetem em eventos esportivos, especialmente no futebol.
A publicação estará disponível para leitura gratuita após o lançamento no site oficial do MPT em Quadrinhos. A impressão e distribuição é livre. Ou seja, qualquer outro clube pode usar o material como ferramenta na cruzada contra o racismo, uma luta que é de todos nós.