Brasil e Inglaterra se enfrentam neste sábado (23), às 16h, em amistoso que marca o começo da Era Dorival Júnior na Seleção. O palco não poderia ser melhor, Wembley, templo do futebol. Será a retomada do calendário do Brasil contra seleções de primeira linha, algo com o qual Tite praticamente não contou em seus seis anos no cargo.
O jogo deste sábado será 27º confronto entre as campeãs mundiais. O último foi em novembro de 2017. Na ocasião, também em Wembley, o Brasil parou na linha defensiva de cinco dos ingleses, e o jogo acabou em 0 a 0. Tite havia assumido a Seleção pouco mais de um ano antes. O amistoso era seu primeiro confronto contra um rival europeu, e ele escalou Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Neymar e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus. No segundo tempo, entraram Fernandinho, Willian e Roberto Firmino. Desses, três ainda figuraram nas recentes listas de convocados após a Era Tite: Alisson, Marquinhos e Casemiro.
Enquanto isso, a Inglaterra, desfalcada, foi a campo em um esquema mais defensivo, utilizando o 5-3-2, conduzido pelo técnico Gareth Southgate — que está até hoje no comando da seleção inglesa. Assim, os titulares foram: Hart; Walker, Joe Gomez, Stones, Maguire e Bertrand; Dier, Loftus-Cheek e Livermore; Vardy e Rashford. Ao longo do jogo, entraram Lingard, Ashley Young, Rose, Solanke e Abraham. Dos que jogaram na ocasião, Walker, Stones, Maguire, Joe Gomez e Rashford estão entre os atuais convocados de Southgate.
Brasil se impôs em Wembley
Em pleno Wembley, quem parecia jogar em casa era o Brasil. Desde o apito inicial, a Seleção dominou as ações do jogo, mas pouco conseguiu fazer para tirar o zero do placar. Naquele momento, muitos avaliaram tal atuação como uma das piores do Brasil sob o comando de Tite, que fazia seu 10º jogo no comando da Seleção e havia perdido apenas uma vez — para Argentina, cinco meses antes — e empatado outras duas.
Embora com o controle do jogo, o Brasil, no primeiro tempo, não foi capaz de fazer jogadas de fundo para abrir uma marcação previsível. No segundo tempo, levou um pouco mais de perigo ao gol de Joe Hart. A tentativa de Tite em acelerar o jogo deu certo. Coutinho, Willian, Fernandinho e Firmino tiveram chances, e o Brasil conseguiu ficar mais perto da área inglesa, mas não conseguiu balançar as redes.
As escalações de Inglaterra 0x0 Brasil em 2017:
Inglaterra: Hart; Walker, Joe Gomez, Stones, Maguire e Bertrand (Ashley Young 34'/2ºT); Dier, Loftus-Cheek (Lingard 32'/1ºT) e Livermore (Danny Rose 44'/2ºT) ; Vardy (Solanke 29'/2ºT) e Rashford (Abraham 29'/2ºT); Técnico: Gareth Southgate
Brasil: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Renato Augusto (Fernandinho 22'/2ºT), Neymar, Philippe Coutinho (Willian 21'/2ºT) e Gabriel Jesus (Roberto Firmino 30'/2ºT). Técnico: Tite
Histórico do confronto:
- 11 vitórias do Brasil
- 11 empates
- 4 vitórias da Inglaterra
*Produção: Leonardo Bender