Ainda faltam 40 dias para o final do ano. Muito ainda acontecerá nestas últimas oito rodadas. Mas o prêmio de case de sucesso de 2023 no futebol brasileiro, esse já pode ser entregue na Arena. Ninguém acertou mais numa contratação do que o Grêmio com Luís Suárez.
O uruguaio deu resultado em campo e fora dele, um caso raro de desempenho técnico e marketing. Geralmente, a balança, nesses casos, pesa mais para um lado. Beckham talvez seja o melhor exemplo.
Nunca entrou no campo na mesma proporção do que mobilizava fora dele (até porque se fizesse isso não seria Beckham, mas uma versão inglesa e lustrosa de um Messi). No caso de Suárez, a balança pesa para os dois lados de forma equilibrada e com números do tamanho da expectativa criada no verão, quando desembarcou aqui.
Os números, nesse caso, mostram tudo. Tirando aquele período da janela, em que forçou a saída para o Inter Miami, o uruguaio esteve sempre com as estatísticas elevadas no campo. No sábado, ele simplesmente decidiu o jogo contra o América-MG. Fez um gol e participou de outros três. Recolocou o Grêmio no G-4. Alás, o Grêmio só está no G-6 há 20 rodadas porque ele tem sido decisivo.
A temporada de Suárez, aliás, confirma tudo o que se esperava quando ele desembarcou em Porto Alegre. Ele participou de 37 dos 93 gols feitos pelo Grêmio. Em percentual, isso corresponde a 39,7% dos gols. São 22 feitos por ele e 15 assistências. No Brasileirão, apenas, são 10 gols e nove assistências. Ou seja, esteve envolvido em 19 dos 50 gols do time, o equivalente a 30%.
Só essas estatísticas seriam suficientes para justificar o esforço para trazê-lo de Montevidéu. Porém, fora de campo, o fenômeno Suárez segue na mesma toada de dentro dele. No final da última semana, o Grêmio divulgou um raio-X do quanto o uruguaio rendeu ao clube.
As lojas oficiais da Arena e a virtual venderam, até outubro, R$ 10 milhões em produtos relacionados a Suárez. O que representa um terço do arrecadado pelas lojas. O marketing do clube soube explorar a marca do uruguaio. Mais de 40 produtos diferentes foram lançados. Desde balde de pipoca até cuia e garrafa térmica, passando por camisetas retrô. Um total de 42 mil itens com a marca Suárez foram comercializados.
A loja oficial na Arena também contabilizou um recorde de venda de camisas personalizadas de um jogador. A celeste, que remete ao Uruguai e lançada no final de 2022, foi a recordista. Ao todo, 25 mil peças, incluindo na conta a tricolor, a branca e a preta, saíram da loja com o número nove e o nome do centroavante nas costas.
A todo esse ganho, acrescente-se o aumento no quadro social, o salto mais visível ao olho do torcedor. O Grêmio acelera para atingir a meta de 120 mil sócios até o final do ano. Hoje, são 113 mil. Se bater a meta de 120 mil, o Grêmio fechará 2023 com o dobro de associados do que tinha lá em janeiro, quando eram 61 mil.
Ou seja, se a CBF quiser instituir no Prêmio do Brasileirão um troféu para o "case de sucesso do ano", fica fácil escolher. Assim como dificilmente Suárez deixará de estar na seleção do campeonato.