Renato espera por Cristaldo. Mais do que espera, acredita na sua recuperação a tempo de colocá-lo em campo no sábado (25), na decisão contra o Ypiranga. A presença do argentino virou o fiel da balança na remontagem de um time que, neste momento, perdeu três meio-campistas da lista de seis titulares.
Sim, porque Villasanti, convocado pela seleção paraguaia, é uma espécie de sexto titular neste modelo com cinco jogadores no setor. Como Pepê está machucado e Carbalho, na seleção uruguaia, contar com Cristaldo reduz o drama para sábado. Com ele, Vina e Ferreira completariam a linha de três.
Atrás deles também está uma interrogação. Aqui, a lista de ausências é de 100%, Renato tem alternado uma formação com Cristaldo ou Carballo como companheiros de Pepê. Bitello será recuado, isso é certo. Ao seu lado, os treinos da semana começaram com Lucas Silva ao seu lado. É o principal candidato. Thiago Santos, acionado pelo técnico sempre nos segundos tempos, seguirá esse roteiro. Não está cotado para começar. Há questões internas e um receio quanto à reação do torcedor com o jogador. O momento é de agregar forças e trazer o torcedor para empurrar o time. Por isso, qualquer possibilidade, por menor que seja, de provocar o ranço dele será descartada.
Uma outra alternativa para atuar ao lado de Bitello seria Darlan. Com ele, o jogo de toque e controle da bola estaria preservado. Darlan é da cota de confiança de Renato. Só permaneceu na Arena em 2023 porque o técnico assim decidiu. Havia proposta para que seguisse na Chapecoense, mas ele não foi liberado.
Depois do empate dos reservas em Erechim, mesmo que a atuação tenha sido discreta, o meio-campista foi elogiado pela sua disposição em campo. O ponto é que Darlan fez apenas uma partida neste ano, com os reservas em Erechim. Inclusive, formou dupla com Lucas Silva no meio-campo. Porém, a dianteira é de Lucas, titular contra também contra o São José e chamado a entrar no 6 a 1 sobre o Novo Hamburgo, quando tudo estava decidido. Ele também é da cota de confiança de Renato. O momento, ao que tudo indica, é dele para a decisão de sábado.