Nunca um treino teve tanto teor decisivo. Na tarde deste sábado (3), Tite saberá se terá um lateral-esquerdo para a decisão contra a Coreia do Sul, pelas oitavas da Copa do Mundo. A lesão de Alex Telles é um golpe psicológico e técnico do tamanho do Brasil. E se Alex Sandro for reprovado no teste, quem jogará na lateral esquerda?
Há uma discussão estabelecida aqui em Doha. O buraco na lateral esquerda evidencia que Tite errou na convocação? Por esse ponto, não vejo erro. Nenhum técnico levaria três laterais-esquerdos. Nem imaginaria que perderia dois jogadores da mesma posição. O equívoco pode estar na aposta em Daniel Alves. O jogo contra Camarões deixou claro que veio mais por sua representatividade do que por critérios técnicos.
Só que a lateral direita é uma posição carente. Poderíamos ter aqui um Emerson Royal, mas ele se inviabilizou naquele jogo contra o Equador, com a expulsão estabanada. Poderia vir no lugar de Daniel mais um zagueiro ou um volante que pudesse jogar na lateral esquerda. Mas, se Tite fizesse isso, neste momento ele estaria projetando uma improvisação na naquele lado. Como deve estar pensando agora, caso Alex Sandro não possa jogar contra a Coreia do Sul.