O Grêmio volta do Alto Uruguai com uma grande vantagem para conquistar o penta do Gauchão. Mas é preciso fazer um alerta para quem for à Arena no próximo sábado: esta é uma decisão ainda aberta, apesar do 1 a 0 construído com suor e muita obediência tática. Aliás, a abnegação é uma marca deste Grêmio quase campeão.
Roger colocou na cabeça dos jogadores de que é preciso marcar antes de qualquer outra ação no campo. Assim, o time fecha espaços, vigia o adversário e só depois sai para jogar. Foi assim nos dois Gre-Nais, repetiu-se na tarde de festa no Colosso da Lagoa. Com uma diferença substancial no primeiro tempo deste sábado, quando a produção ofensiva foi elevada.
O empate em 0 a 0 levado para o vestiário foi comemorado pelo Ypiranga. Afinal, o Grêmio finalizou seis vezes a gol, sendo duas delas na trave, em arremates de extrema qualidade de Campaz.
O interessante do primeiro jogo da final é que, na verdade, ele foi dois. O primeiro tempo foi do Grêmio. O Ypiranga teve 60% de posse de bola, mas quem foi sempre agudo e insinuante vestia azul.
O Ypiranga parecia assustado com o tamanho do cenário que ele próprio havia criado. Errou passes demais, concedeu espaços e, tivesse um centímetro a mais de precisão, o Grêmio poderia ter encaminhado tudo em 45 minutos.
O segundo tempo, no entanto, justificou a frase do começo deste texto, de que se trata ainda de uma decisão aberta. Luizinho Vieira mudou o time e encaixou suas peças. Repetiu os 60% de posse de bola, mas teve contundência. Teve chance, bola na trave e pouco deu espaço aos contra-ataques do Grêmio. Porém, numa escapada, já nos acréscimos, Churín sofreu pênalti detectado pelo VAR. Lucas Silva bateu e construiu uma vantagem do tamanho da estrada que separa Erechim de Porto Alegre.
Tudo será decidido na Arena, onde o Grêmio é sempre muito forte. Para o Ypiranga, há, além de um estádio com mis de 50 mil pessoas e um adversário de peso, o desafio de ganhar a primeira fora de casa neste Gauchão. Mas ele mostrou suas armas no segundo tempo. O Grêmio, é claro, é o grande favorito ao título. Porém, esta é uma decisão ainda aberta.