Há uma convicção nos bastidores gremistas de que Elias Manoel seja reintegrado ao grupo principal tão logo acabe a participação do Grêmio no Brasileirão de Aspirantes. No domingo (3), em Florianópolis, ocorre o jogo de ida da semifinal, contra o Avaí. O jogo de volta está marcado para o outro domingo, dia 10.
Elias é o grande destaque do time. Com 10 gols, é o artilheiro da competição. Na última rodada, 4 a 0 sobre o Figueirense, fez dois. Os outros dois foram de Vini Paulista, um jogador de flanco que também merece atenção. Porém, é Elias quem deve subir imediatamente. Vale lembrar que ele estava no grupo principal quando Felipão assumiu, no começo de julho. Recuperava-se de lesão no tornozelo sofrida contra o La Equidad, no final de maio. Quando retornou aos gramados, já foi pela transição.
Não se pode descartar que Elias já suba na próxima semana. Principalmente, pelo fato de Borja estar convocado e com retorno previsto apenas para o dia 15 de outubro. O terceiro jogo da Colômbia nesta data Fifa será contra o Equador, em Barranquilla, no dia 13, uma quinta-feira. Ou seja, é o mesmo cenário da última convocação dele, com um jogo no Caribe colombiano e longa viagem de volta. Tanto que só chegou a Porto Alegre no sábado pela manhã e acabou sendo preservado no jogo contra o Ceará, no dia seguinte.
Borja terá de cumprir uma maratona. Ele sairá de Barranquilla e terá de encontrar a delegação gremista no Ceará, onde no dia 16 haverá jogo contra o Fortaleza. Diante desse cenário, há quem aposte no chamado de Felipão por Elias. Até porque Diego Souza é um dos 12 pendurados com dois cartões amarelos e Churín está sem jogar desde 2 de junho, contra o Brasiliense, pela Copa do Brasil.