Será um ensaio geral para a final da Copa do Brasil. O Grêmio contará com todos os titulares para enfrentar o Santos, nesta tarde de quarta-feira (3) na Arena. Por todos os titulares, entenda-se o time ideal disponível para pegar o Palmeiras, dia 28.
Renato pretende aproveitar o confronto pelo Brasileirão para deflagrar a "operação resgate" do futebol gremista. São seis rodadas sem vencer no campeonato. Neste 2021, apenas uma vitória, o 2 a 1 sobre o Bahia em 6 de janeiro.
Mais do que as estatísticas, preocupa o baixo rendimento do time e jogadores importantes em crise técnica, casos de Jean Pyerre e Pepê. Vencer, portanto, teria efeito moral e também prático, já que o janeiro vacilante deixou o clube na rabeira do G-6 e a seis pontos do G-4. O que garante, neste momento, apenas a fase preliminar da Libertadores e o combo de problemas de calendário que ela traz.
Renato sabe que precisa recuperar o futebol e a cabeça do time. Por isso, preservou quem tinha algumas dores no domingo e mandou a campo um time desidratado. O empate com o Coritiba, um dos piores times do campeonato, porém, trouxe mais questionamentos e ainda afundou mais Jean Pyerre na espiral negativa em que se meteu desde a eliminação para o Santos, na Libertadores.
Esse é mesmo adversário que esteve no ponto de partida e de encerramento da melhor série do time na temporada, nos 18 jogos seguidos sem perder. Talvez tenha chegado o momento de fazer desse rival o começo de um novo momento. Na verdade, é fundamental que isso aconteça. A final da Copa do Brasil começa nesta tarde de quarta-feira. Pelo menos, o ensaio dela.