Se você está achando esta temporada 2020 extenuante, não viu nada ainda. A CBF divulgou o calendário 2021 completo. Na verdade, ele é quase um prosseguimento deste ano. A próxima temporada começará quatro dias depois de finalizado o Brasileirão.
Sem tempo para um descanso dos jogadores e, muito menos, uma pré-temporada. Essas regalias foram suprimidas pela CBF. A Série A terminará numa quarta-feira, 24 de fevereiro e, no fim de semana seguinte, 28 de fevereiro, já teremos os Estaduais.
Como os clubes grandes vão fazer para evitar um colapso físico de seus atletas, isso será problema deles, pelo calendário da CBF. Tomara que os jogadores dos clubes das Séries A e B tenham curtido bem as férias tiradas no mês de abril, em meio à quarentena. Porque as próximas só virão em janeiro de 2022.
Será preciso discutir de forma profunda o planejamento para 2021. A CBF, ficou claro, desenhou o calendário com o intuito de deixá-lo pronto para absorver o encurtamento de 2022, que terá a Copa do Mundo se iniciando em novembro. Para isso, a bola não vai parar em 2021.
Teremos jogos em datas Fifa, para as Eliminatórias, e também durante a Copa América, marcada para ocorrer entre 11 de junho e 11 de julho. Aliás, o Brasileirão se iniciará no dia 30 de maio e terá uma data Fifa entre as duas primeiras rodadas e a Copa América a partir da terceira. Em resumo, os jogadores terão, mais uma vez, de serem máquinas. E os clubes, milagreiros. Embora, eles sempre assinem embaixo dessas atrocidades.