A retomada dos Estaduais pelo Brasil joga luz e, claro, pressão sobre o Piratini para que libere o Gauchão. O governo emitiu nota na última sexta-feira projetando para o final desta semana uma posição sobre o futuro do campeonato. Abriu, inclusive, uma perspectiva de liberar treinos coletivos a partir da próxima semana.
A questão é que o relógio corre contra o Gauchão. Se não for retomado até o dia 26 de julho, anote aí: o Caxias será o campeão, e cada um dos outros 11 participantes cuidará de sua vida.
É pura matemática. Começando no dia 26, a fase classificatória terminará no dia 2. No meio da semana, no dia 5, seriam disputadas as semifinais. Ficariam penduradas a final do returno e a do Gauchão, que será necessária caso o Caxias não vença também essa perna do campeonato.
Ou seja, mesmo começando no dia 26, em um cenário otimista em relação ao governo do Estado, ainda faltariam datas para que o Estadual seja finalizado. Em contato com a FGF, o diretor geral da CBF, Walter Feldman reiterou a disposição de começar os Brasileiros das Séries A, B e C nos dias 8 e 9 de agosto. Inclusive, entre as federações, não se descarta que a quarta-feira seguinte, de 12 de agosto, seja preenchida pelo Brasileirão.
Brecha
Haverá pressa e qualquer data será preenchida para que o campeonato recupere o tempo perdido. A Copa do Brasil está marcada para ser retomada no dia 16 de agosto. Juventude e São José são os gaúchos nesta fase.
Talvez esteja nesta brecha, das datas da Copa do Brasil, a chance de o Gauchão ser finalizado. Isso se tudo der certo, com o governo liberando treinos coletivos a partir de segunda-feira e jogos recomeçando no dia 26.