Dupla vitória na estreia
No ano em que a Libertadores terá, pela primeira vez em 60 anos, um Gre-Nal, Inter e Grêmio começaram vencendo pelo Grupo E. O Inter fez 3 a 0 na Universidad Católica, no Beira-Rio, em sua melhor atuação na Era Coudet. Em Cali, o Grêmio fez 2 a 0 no América, em uma atuação luxuosa do meio-campista Matheus Henrique, autor do segundo gol. As vitórias da Dupla aqueceram ainda mais as torcidas para o clássico histórico da quinta-feira, dia 12, na Arena.
Brasileiros dominam
A primeira rodada da fase de grupos da Libertadores mostrou a supremacia dos brasileiros e uma superioridade financeira que se reflete no aspecto técnico. Dos sete times na competição, só o São Paulo não venceu. Na terça-feira, o Athletico fez 1 a 0 no Peñarol, o Palmeiras ganhou por 2 a 0 do Tigre e a Dupla fez a sua parte contra Universidad Católica e América de Cali. Na quarta-feira, o Flamengo, atual campeão, mostrou sua força e ganhou do Junior, em Barranquilla, por 2 a 1. O único tropeço veio na quinta-feira, com o São Paulo perdendo de virada, por 2 a 1, para o Binacional, no interior do Peru, a 3,8 mil metros de altitude.
Ronaldinho paraguaio
O fim da noite de quarta-feira foi sacudido pela detenção em Assunção de Ronaldinho e seu irmão e agente, Roberto Assis Moreira, pelo porte de documentos adulterados. Os dois estavam com passaporte e identidade paraguaios, que alegam terem recebidos de um empresário brasileiro, que intermediava a participação do ex-craque como garoto-propaganda de um cassino que estava reabrindo as portas. Os dois foram levados pelo Ministério Público local a prestar depoimento. O órgão decidiu não acusar os irmãos, pois eles teriam sido "enganados em sua boa-fé" ao receber os documentos.