A preparação para o Gre-Nal passa também pela TV na noite desta terça-feira (10). A Universidad Católica recebe o América de Cali no San Carlos de Apoquindo, o alçapão dos chilenos no elegante bairro de Las Condes, o bairro dos endinheirados de Santiago. O SporTV3 transmite ao vivo, a partir das 19h15min. Um empate seria o ideal para a Dupla. Seguraria a La UC e o América e permitiria que, com vitórias na terceira rodada, Grêmio e Inter encaminhassem a vaga.
A Católica chega para o jogo desta noite com problemas sérios. O argentino Ariel Holan perdeu dois dos principais jogadores. Fuenzalida, jogador da seleção chilena e que faz todas as funções pela direita, sentiu uma lesão na derrota para o Inter e segue em recuperação.
O centroavante Lezcano, argentino trazido do Monarcas, do México, sofreu pancada em um treino e também está de fora. Ele já não havia atuado no Beira-Rio por problemas médicos. Saavedra, volante, será outro desfalque nesta noite.
A situação social no Chile segue afetando a vida dos clubes. Na quarta-feira, a La UC desembarcou em Santiago com a notícia de que as forças de segurança haviam adiado a partida contra a Unión Española, que estava prevista para o final da tarde de sexta-feira, no San Carlos de Apoquindo.
A alegação foi a falta de contingente para a realização da partida diante das marchas e protestos de manifestantes previstos para esse começo de março, quando as aulas nas universidades foram retomadas. Os dirigentes reclamaram do fato de a decisão ter sido tomada a apenas 48 horas do jogo.
O América de Cali busca no Chile, mais do que pontos, a recuperação da confiança do campeão colombiano. São quatro jogos sem vencer. No domingo, empatou em 1 a 1 com o Once Caldas, em Manizales. A última vitória foi em 15 de fevereiro, 2 a 0 no Independiente Medellín.
Depois, vieram as derrotas para o Santa Fe e Grêmio e o empate no clássico com o Deportivo Cali. O técnico brasileiro Alexandre Guimarães espera pela volta dos gols da dupla Duván Vergara e Michael Rangel, decisivos na conquista do título nacional. Rangel não marca desde o dia 2 de fevereiro, e Vergara, desde o dia 8.