A dupla Gre-Nal ficará com uma fatia menor do dinheiro do pay-per-view em 2019. Tudo porque, depois de muita discussão com os clubes, a Rede Globo definiu que a distribuição será feita a partir de uma pesquisa que engloba cidades do Interior em alguns Estados e não apenas as nove principais capitais do país, como era feito até a temporada passada.
Acrescente-se a isso o fato de ter havido uma queda na arrecadação com os assinantes neste ano devido à crise econômica. Previa-se um montante na casa de R$ 650 milhões como mínimo a ser partilhado pelos clubes. Porém, essa cifra, conforme estimativas, seria de R$ 100 milhões a menos.
O que essa mudança afeta na vida da dupla Gre-Nal? Muito. Ao incluir cidades do Interior na pesquisa, clubes com torcidas mais nacionais, como Flamengo e Corinthians, passaram a dividir uma fatia maior do bolo. São Paulo e Vasco, embora com porções menores, também viram sua participação crescer. Já clubes sem tanta penetração nacional, como Grêmio, Inter, Bahia, Cruzeiro e Atlético-MG, tiveram percentuais diminuídos nessa nova pesquisa. O Inter admite a perda, mas ainda calcula os valores. Vale frisar aqui que essa foi uma mudança exigida pelos próprios clubes, que incluíram na negociação de novo contrato com a Rede Globo a mudança no formato de distribuição dos valores. Em vez das faixas pré-estabelecidas, como antes, pediram que fosse adotado esse novo modelo.
A partir de 2020, a promessa da Rede Globo é de que a pesquisa nacional deixará de ser a base para a distribuição das receitas do PPV. Em vez dela, adotará o cadastro de torcedores que compraram os pacotes. Por isso, será fundamental que os torcedores que já são assinantes acessem seus perfis e identifiquem o clube pelo qual torcem e que os novos se identifiquem no momento de adquirir o produto. No sábado, uma reunião entre executivos da emissora e dirigentes no Rio esmiuçará esse cadastro e tirará dúvidas dos clubes. Tanto Inter quanto Grêmio preparam campanhas de marketing para engajar seus torcedores nesse sentido. Nos próximos dias, o presidente Marcelo Medeiros gravará uma convocação aos colorados, que será disseminada através das redes sociais do clube. O Grêmio, através do diretor de marketing, Beto Carvalho, já trabalha em campanha para estimular o engajamento dos gremistas.