Gabriel Silva, 16 anos, é a aposta do Grêmio para repetir a fórmula que fez sucesso com Matheus Henrique. Nesta quarta-feira (15), o meia assinou contrato até janeiro de 2021. Havia concorrentes para levá-lo do São Caetano, como Fluminense, Santos, São Paulo, Cruzeiro e Atlético-MG. Mas o clube paulista decidiu-se pelo clube gaúcho, afiançado pelo êxito na parceria que trouxe Matheus Henrique para a Arena.
— Havia muitos interessados. O Pita (ex-meia), que agora está lá no São Paulo, havia entrado em contato. O Santos estava me deixando quase louco aqui atrás do Gabrielzinho. O Cruzeiro também tinha interesse — revela Nairo Ferreira, presidente do São Caetano.
Gabriel Silva se destacou na Copa São Paulo. Apesar de ter apenas 16 anos, atuou com a gurizada uma categoria acima. Esteve 157 minutos em campo e marcou dois gols. Depois disso, alternou entre os times sub-20 e sub-17 do São Caetano. Antes dele, no final de abril, o Grêmio já havia trazido o centroavante Hernandes, de 19 anos, que já está integrado ao time sub-20.
O acordo com o São Caetano por Gabriel Silva foi intermediado pelo grupo do empresário Jorge Machado e segue o modelo da parceria feita por Matheus Henrique. O Grêmio já é dono de 20% e poderá comprar mais 30% ao final do contrato de empréstimo. O clube paulista não abre mão de permanecer com a metade dos seus jogadores.
— É muito bom jogador, o vejo em uma condição melhor do que as dos outros que estão aí. Matheus Henrique é excelente, tanto que hoje chegou à seleção sub-23, o Nonato também. Mas, para mim, o Gabriel é melhor —apostou Nairo.
O meia chegou ao São Caetano no ano passado. Foi descoberto em uma peneira na região. Segundo Nairo, a cada quatro meses seus olheiros organizam seletivas para conhecer jogadores que atuam no futebol amador nas cidades próximas do ABC Paulista.
Confira abaixo dois gols do meia pelo São Caetano: