A menos de 50 dias da estreia do Grêmio na Libertadores, a coluna dá um mergulho na preparação dos rivais do Grêmio na fase de grupo. O começo da caminhada pelo Tetra será no dia 27 de fevereiro, às 19h15min, contra o Defensor. O jogo será no Estádio Luis Franzini, instalado dentro do Parque Rodó, dos mais tradicionais de Montevidéu. A seguir, confira como se aprumam os rivais gremistas.
Cerro Porteño
Os paraguaios iniciaram a temporada na segunda-feira em um ambiente tenso. O presidente do clube, Juan José Zapag, concedeu entrevista à rádio 730 AM com um recado direto ao técnico colombiano Leonel Álvarez: quem contrata jogadores é o clube. Por vezes, os nomes indicados coincidem.
A questão é que os nomes sugeridos por Álvarez não vieram — um deles, o centroavante colombiano Carmelo Valencia, 33 anos, parou no América, de Cáli. Os meias Macnelly Torres e Juan Salgueiro também foram indicados, mas veio Novick, 29, do Guaraní. Aliás, o Cerro buscou também no Guaraní o volante Palau, 32. Ambos foram rivais gremistas na última Libertadores.
Além deles, veio o zagueiro Juan Escobar, do Luqueño. Para completar o cenário, o presidente do Cerro precisou intervir na crise entre Haedo Valdéz e o técnico. Em entrevista, Álvarez havia descartado o centroavante, figura mais conhecida do clube e que tem contrato até o fim de 2018. Colmán, 19 anos, meia e joia do clube, foi vendido ao Orlando City.
Defensor
Austeridade, organização administrativa e aposta na base são as marcas do Defensor. O clube uruguaio fez apenas uma contratação até agora. Veio o zagueiro Ernesto Goñi, formado na base, mas que rodou pela Argentina e pela Espanha e ajudou o Tanque Sisley a voltar à elite. Goñi ocupará o lugar de Lamas, capitão do time que se transferiu ao Godoy Cruz.
O técnico Eduardo Acevedo espera ainda mais um atacante, já que Gonzalo Carneiro sofre com uma lesão no púbis. O Defensor iniciou o ano na segunda-feira sem o volante Matías Cabrera e o zagueiro Nicolás Correa. Os dois, apontados como referentes no clube, porém, renovaram e se reintegraram.
O volante Matías Cardaccio foi contatado pelo técnico Jorge Almirón, que pretende levá-lo ao Nacional-COL caso não feche com Marcone, seu comandado no Lanús. Os laterais Mathías Suárez e Ayrton Cougo, da seleção do campeonato, permanecem para 2018.
Monagas
O clube renovou o contrato com o zagueiro Joaquín Lencinas e com o volante colombiano Dager Palacios, ambos titulares na campanha histórica do primeiro título nacional do Monagas.
O Monagas começou sua pré-temporada na segunda-feira e já contou com seus novos contratados: o zagueiro Roberto Chacón, o volante Carlos Suárez, o meia-atacante Luis González, que voltou de empréstimo ao F.C. Dallas e os atacante Juan Vogliotti, Rubén Rojas e Dany Cure. Esse último estava no Rionegro Aguilas, da Colômbia, mas pertence ao Carabobo, da Venezuela.
A participação na Libertadores faz do Monagas, ou Guerreiros do Guarapiche, uma vitrina interessante.