Todo ano é a mesma conversa sobre o terrível calendário do futebol brasileiro e suas consequências. Muitas delas, inclusive, utilizadas como justificativa para fracassos e derrotas. Enquanto os anos passam e a CBF nada faz para resolver este problema, um clube brasileiro se destaca por tomar uma iniciativa que divide opiniões, mas com resultados inquestionáveis: o Athletico Paranaense.
Com coragem, o Furacão apostou numa política de priorização clara das copas e que inclui, também, a retirada do time principal da disputa do campeonato regional — colocando o sub-20 — e utilizando o período para uma pré-temporada muito mais eficiente. No Campeonato Brasileiro, apostam em uma campanha de meio de tabela, com foco único em permanência na Série A, sem pretensão alguma de título.
Sabem que um campeonato de pontos corridos com 38 rodadas será disputado pelos maiores orçamentos. Assim como sabem que não fazem parte deste escalão. Nos últimos quatro anos executando esta estratégia, conquistaram duas copas Sul-Americanas e uma Copa do Brasil, se tornando o terceiro clube mais vitorioso do país no mesmo período — só atrás dos milionários Flamengo e Palmeiras. Impossível criticar.
O foco deve ser nas Copas
Trazendo pra nossa realidade, tenho plena consciência que “largar” o Campeonato Gaúcho é praticamente impossível e todo colorado tem verdadeira obsessão por reconquistar o Brasileirão, mas utilizar a mesma estratégia do Furacão em 2022, me parece o caminho mais lógico para atingirmos o objetivo número um: voltarmos a levantar uma taça relevante.