Um viajante pode hoje tomar café em Porto Alegre, embarcar em um avião e jantar na Europa. A aviação permitiu percorrer em horas as distâncias que exigiam meses nas viagens marítimas. Quantas histórias vocês já ouviram sobre as dificuldades vividas por seus antepassados? Na imigração alemã, um dos episódios mais extraordinários envolveu o veleiro Helena e Maria, que virou a lenda do navio Cäcilia ou Cecília.
No final de 1827, mais de 500 pessoas do Palatinado, Vale do Mosel e Hunsrück, hoje território da Alemanha, começaram viagem rumo à sonhada vida nova no Brasil. Como parte saiu clandestinamente, sem passaporte, o grupo enfrentou dificuldade para entrar na Holanda, local de embarque.
O maior problema estava pela frente. A embarcação contratada pelos imigrantes era um veleiro velho, comprado pelo capitão Bartholömaus Karstens, um ganancioso que queria lucrar na viagem até o Rio de Janeiro. Nem todos conseguiram embarcar no navio superlotado.
A embarcação, com capacidade para 160 passageiros, recebeu mais de 300. Em momento dramático, famílias foram separadas. Filhos ficaram sem os pais. O reencontro ocorreu no Brasil, mas demorou.
No Canal da Mancha, durante furacão, o veleiro perdeu os mastros e acabou salvo por navio inglês, que o rebocou até Falmouth, porto da Inglaterra. Por quase um ano, mais de 300 alemães ficaram na cidade inglesa esperando uma solução sobre o transporte para o Brasil.
Os sobreviventes desta longa jornada só chegaram a São Leopoldo em maio de 1829. Ao longo do tempo, a história foi contada de forma distorcida, incluindo o erro no nome da embarcação. O pesquisador gaúcho Décio Aloisio Schauren e o alemão Friedrich Hüttenberger escreveram o livro Desvendando um mito: a lenda do veleiro Cäcilia (Oikos Editora).
Schauren falará sobre esta história no dia 18 de novembro, às 19h30min, no Centro Cultural 25 de Julho, na Rua Germano Petersen Jr., 250, em Porto Alegre. A palestra abordará também temas polêmicos como "o perigo alemão" e o episódio dos "mucker" em Sapiranga. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.