O Parcão é um refúgio verde no agitado bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Inaugurado em 1972, fica na área do antigo hipódromo. O grande terreno, com requintado pavilhão, cocheiras e pista de corridas de cavalos, era um descampado. Quem passeia hoje pelo Parque Moinhos de Vento desfruta da sombra das árvores plantadas no início da década de 1970.
Jornalistas, vereadores e população participaram de mobilização para transformar em jardim público o terreno do Jockey Club do Rio Grande do Sul, que inaugurou o Hipódromo do Cristal em 1959. Com a construção do Estádio Olímpico, o Grêmio também já não ocupava mais o Fortim da Baixada, que ficava ao lado do hipódromo do Moinhos de Vento.
Depois de estudos, em 1962, uma lei municipal declarou de utilidade pública a área. As obras do novo parque começaram apenas em agosto de 1971. O prefeito Telmo Thompson Flores inaugurou o Parcão em 11 de novembro de 1972. A prefeitura comemora o aniversário em 9 de novembro, data do decreto que batizou o Parque Moinhos de Vento.
O Parcão tem 115 mil metros quadrados, com espaços de lazer e esporte. As fotos da inauguração mostram a área ainda com pouca vegetação. As novas gerações aproveitam a sombra das árvores plantadas há meio século, durante a construção do parque.
No início, o Parcão tinha duas quadras de futsal, um campo de futebol, vestiários, arquibancadas e brinquedos para crianças. O projeto previu, dentro do parque, o prédio da escola Uruguai e a Avenida Goethe, que ligou as ruas 24 de Outubro e Mostardeiro.
Símbolo do parque, a réplica do moinho de vento só foi projetada em 1982. O local abrigou a administração e uma biblioteca.
Comemoração dos 52 anos
O aniversário de 52 anos do Parcão será comemorado no próximo domingo (10). A festa é organizada pelas empresas que adotaram o parque. Panvel, Melnick, Tramontina, Grupo Zaffari e Hospital Moinhos de Vento oferecerão uma série de atrações e atividades das 9h às 13h.
A programação terá brincadeiras premiadas, aplicação de protetor solar, aferição de pressão arterial e dicas de saúde. Um bolo será servido aos visitantes. A estrutura contará ainda com espaço para carregar celulares e água quente para chimarrão.