O Hotel Petrópolis é um dos mais tradicionais da serra gaúcha. Inaugurado em 16 junho de 1964, ocupou um prédio de dois pavimentos que abrigou outros hotéis e hospital em Nova Petrópolis. Construído na década de 1930, o imóvel que faz parte da história da cidade será revitalizado.
Iris Marina Becker e o marido Mario Christiano Becker fundaram o Hotel Petrópolis. Ele era funcionário do Banco Nacional do Comércio e ela administrava o negócio. Uma propaganda publicada no jornal Pioneiro, em julho de 1964, prometia "conforto, boa cozinha, quartos com água e todas as camas com colchões de molas". O anúncio avisava também que, junto ao hotel, abriria churrascaria e galeteria.
No hotel, o banheiro era coletivo. Os quartos só tinham pia com água encanada. Na época, era um conforto para os hóspedes.
Celebrando os 60 anos, o negócio ainda é administrado pela família Becker. O hotel passou oficialmente para a gestão dos filhos Carlos Alberto e Paulo Roberto em 1987, mesmo ano da conclusão do novo prédio, construído ao lado do primeiro.
— Nasci e cresci no hotel. Quando era criança, fora do horário de aula, já ajudava a mãe — conta Carlos.
Depois da morte do pai, em 1977, os irmãos receberam mais tarefas. Iris faleceu em 2005. A terceira geração da família já está na administração. Marcelo Henrique Becker, filho de Carlos, é o gerente-geral do hotel. O estabelecimento passa por reformas para modernização.
O primeiro prédio do Hotel Petrópolis está desocupado. A fachada foi pintada nas cores originais, verde e branca, as mesmas da época da inauguração. Depois da revitalização, que deve ser concluída em 2027, o plano é abrir no local a Pousada Marina, em homenagem à fundadora do Hotel Petrópolis.
O prédio foi construído para o Grande Hotel Seibt, que também servia de hospital. A obra foi concluída em 1934. A casa do médico ficava ao lado.