Morreu nessa madrugada, em Porto Alegre, o genealogista Nélio Jair Schmidt, 77 anos, diretor do GenealogiaRS e membro da diretoria do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. Ele era um dos principais especialistas na história das famílias teuto-brasileiras.
Schmidt sofreu um infarto. O velório será na sexta-feira (6), das 10h às 14h, na capela 7 do Cemitério Ecumênico João XXIII, em Porto Alegre.
Natural de Rolante, o pesquisador morava em Porto Alegre. Ele deixa esposa e três filhos.
Em junho deste ano, Schmidt participou do podcast Aconteceu no RS. No vídeo abaixo, assista à entrevista sobre o GenealogiaRS, fundado em Novo Hamburgo, em 2011. O grupo reúne mais de 10 mil pessoas no Facebook, promove palestras e publicação de livros.
A Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil publicou nota de pesar:
"É com profundo pesar que a FECCAB informa o falecimento de um de seus maiores colaboradores, o Sr. Nélio Jair Schmidt, aos 77 anos, diretor do grupo GenealogiaRS. Ao longo de 13 anos, Nélio dedicou-se de maneira exemplar à genealogia e especialmente à preservação da história teuto-brasileira. Que Deus traga conforto aos corações de seus familiares e amigos."
O Museu Visconde de São Leopoldo também lamentou o falecimento do membro da sua diretoria:
"É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do Sr. Nélio Jair Schmidt, aos 77 anos. Nélio era membro atual da diretoria do Museu, além de ser sócio fundador do grupo GenealogiaRS.
Ao longo dos anos, Nélio tornou-se um dos maiores especialistas nos assuntos ligados à genealogia teuto-brasileira.
Que Deus o receba em sua infinita misericórdia e sirva de consolo à família enlutada, em especial a esposa Mônica e filhas, além de centenas de amigos, pesquisadores e admiradores do seu trabalho."