O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, atrairá multidão de gaúchos e visitantes nas próximas semanas. Entre 7 e 22 de setembro, ocorrerá o tradicional Acampamento Farroupilha. Concedida à iniciativa privada, a área passa por transformações nos últimos anos.
No avanço da cidade sobre o Guaíba, o Parque Harmonia foi inaugurado em 4 de setembro de 1982 pelo prefeito Guilherme Socias Villela. As obras começaram em março do ano anterior. Pelo plano, os funcionários do parque deveriam trabalhar pilchados. O nome na placa da porteira era "Estância da Harmonia".
No início da década de 1980, a área aterrada estava sem uso, praticamente abandonada depois da construção dos prédios administrativos do governo estadual na região. Sem grandes obras, a prefeitura fez um parque simples, um ambiente rústico, que ainda faltava na cidade.
Os 65 hectares ficavam entre o Guaíba e a primeira perimetral, a Avenida Loureiro da Silva. Construída mais tarde, a Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a popular Beira-Rio, só foi inaugurada em 1988. O parque tinha praia, mas sem balneabilidade.
Com menos árvores do que hoje, o Harmonia era um local propício para tomar um chimarrão ou fazer churrasco de final de semana. A área permitiu a realização de atividades campeiras.
Na programação da inauguração, não faltaram torneio de bocha e disputa de cancha reta. No final de semana seguinte, foram realizadas gineteadas e tiros de laço. No galpão construído no local, ocorreriam apresentações de danças e trovas. Na "fazendinha", crianças da cidade chegavam perto dos animais do campo.
Em 1987, ano do primeiro Acampamento Farroupilha, a Câmara de Vereadores aprovou a mudança do nome para homenagear o fundador do Grupo RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, falecido no ano anterior.