A Revista do Globo publicou, em 1939, reportagem fotográfica para mostrar a cidade de Porto Alegre, apresentada como uma "metrópole moderníssima". Em texto recheado de elogios ao prefeito José Loureiro da Silva, que completava dois anos no cargo, destacou as evoluções nos dez anos anteriores, quando "ergueu-se uma cidade nova, moderna, confortável, cheia de movimento, de vida e encanto".
Os arranha-céus surgiam no Centro Histórico. A capital gaúcha também recebeu melhorias nos serviços dos bondes e na iluminação pública.
A lista de obras em andamento incluía abertura da Avenida Farrapos, canalização do Riacho (Arroio Dilúvio), calçamento de várias ruas e prolongamento de avenidas. Em 1939, o mundo entrava em período sombrio da Segunda Guerra. Nos anos seguintes, Porto Alegre temeu ataques aéreos, que não se efetivaram. Pelo censo de 1940, a cidade tinha 272 mil habitantes.
Nas fotos aéreas da Revista do Globo, vemos a cidade de oito décadas atrás. Na imagem acima, estão Mercado Público e a Praça 15, que era ponto de parada dos bondes. Sem o Largo Glênio Peres, automóveis e bondes circulavam na região. Em destaque, o Edifício Guaspari e a Livraria do Globo, ainda sem os arranha-céus na Avenida Borges de Medeiros.
Na foto acima, a Praça da Alfândega. Na época, o nome era Praça Senador Florêncio. Ela foi foi ampliada em 1979, quando incorporou trecho da Rua Sete de Setembro e a Praça Barão do Rio Branco.
Depois da realização da grande exposição do centenário farroupilha em 1935, vejam como estava o Parque Farroupilha no final da década de 1930. O campo da Redenção ainda tinha poucas árvores. Na lateral do parque, a Avenida João Pessoa. Na parte inferior da foto, a Faculdade de Medicina.
A foto acima mostra a Avenida Osvaldo Aranha. No centro da imagem, o Instituto de Educação Flores da Cunha. Lembro que o Túnel da Conceição, parte da reconfiguração do trânsito na região, foi inaugurado apenas em 1972.
As últimas duas fotos são do bairro Moinhos de Vento, com destaque para a hidráulica. Na época, a prefeitura estava cavando novos tanques para tratamento de água.