O programa Gaúcha Hoje, líder de audiência da Rádio Gaúcha, comemora 45 anos. Porto Alegre mudou muito desde 1978, é claro. Como era a vida na cidade? Onde as famílias faziam compras e se divertiam? Qual o sucesso na televisão? Lendo as páginas de Zero Hora nos primeiros dias de dezembro de 1978, podemos viajar no tempo.
A Rádio Gaúcha transmitia no 680 AM, com 100 quilowatts. A equipe de esportes estava há poucos meses com o reforço de Ruy Carlos Ostermann. No jornal e no rádio, outros grandes nomes eram Cândido Norberto, Mendes Ribeiro e Paulo Sant´Ana. Cláudio Monteiro foi o primeiro apresentador do Gaúcha Hoje, abrindo a programação da emissora no início da manhã.
A TV Gaúcha, de manhã, exibia O Sítio do Pica-Pau Amarelo e Clubinho Gaúcha/Zero Hora. O Jornal Nacional começava às 19h40, seguindo da novela Dancin´Days, às 20h10.
No Centro Histórico, não faltam opções de cinemas. Cacique, Carlos Gomes, Victória e Imperial ofereciam os últimos lançamentos. O Imperial, na Praça da Alfândega, exibia o filme A Maldição das Aranhas. Nos bairros, ainda estavam abertos Astor, Avenida, Baltimore, Marrocos, Ritz e outros cinemas de rua. No Gigantinho, o Circo Tihany atraia o público com seus artistas e animais, incluindo elefantes e tigres.
Na Praça da Alfândega, estava em andamento a Feira do Livro. A Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT) colocava nas ruas mais orelhões, os telefone públicos.
Com aproximadamente 7,5 milhões de habitantes, o Rio Grande do Sul era governado por Sinval Guazzelli. O prefeito de Porto Alegre era Guilherme Sociais Villela, que inaugurou naquele mês o Parque Marinha do Brasil, o maior da cidade. Os governantes não eram eleitos por votos diretos dos cidadãos.
O noticiário policial também eram recheado. A morte de uma jovem no cais do porto virou um mistério. Na Avenida Bento Gonçalves, um acidente com ônibus deixou três mortos.
Os gaúchos se preparavam para mais um veraneio. Em Zero Hora, era anunciada a venda de terrenos em novos balneários, como Tramandaí Sul e Nova Tramandaí.
O Gauchão, que terminava em dezembro, estava chegando ao fim. Superando o Grêmio na final, o campeão foi o Inter, de Falcão, Batista, Caçapava, Jair e Valdomiro.
Um bom presente para o Natal poderia ser uma televisão de 20 polegadas, um toca-discos, uma bicicleta Monareta, uma boneca da Estrela ou um Kichute. O Centro Comercial de Porto Alegre (atual Shopping João Pessoa) não carregava no nome, mas era o único shopping center de Porto Alegre. A maioria das grandes lojas da época já não existe mais. Aliás, este é tema para outra coluna.
Gaúcho já falava pila, mas a moeda oficial do Brasil era o cruzeiro.