Em 20 de setembro de 1968, os jovens Edson Becker Dutra e Frutuoso Luiz Araújo, serranos, sim senhor, animaram o baile do CTG Presilha do Rio Grande, em Bom Jesus. Sem saber, estavam fazendo a primeira apresentação de um dos grupos musicais mais importantes do Brasil. A presença dos gaiteiros da cidade no baile surpreendeu até os amigos. Só os pais e o patrão do CTG sabiam quem eram Os Serranos.
— Nesse mesmo dia, acompanhados do meu primo na bateria, o Chicão, e do pandeirista Gentil, também de Bom Jesus, deixamos marcados outros três bailes na região. Os visitantes gostaram daquela gurizada na sua primeira experiência — recorda Edson Dutra, que tinha 16 anos na estreia.
Quem de vocês guarda foto do primeiro dia de trabalho? Quando começamos uma nova etapa na vida, não sabemos qual é o futuro. Afinal, com saber qual a relevância do presente na nossa história? Só o tempo dirá.
Edson Dutra abre um sorriso largo quando é questionado sobre uma foto, a lembrança daquele primeiro baile. Ele e Frutuoso, lado a lado, com suas gaitas. À frente, o microfone preso em uma cadeira de madeira e palha.
A jovem dupla comprou amplificador de som e duas caixas de som do músico Honeyde Bertussi. Como faltava o pedestal, usaram a criatividade para prender o microfone, que captava voz e o som das gaitas.
Os Serranos tem a felicidade de guardar a imagem da primeira apresentação. Em 1968, eram apenas dois jovens gaiteiros de Bom Jesus. O tempo mostrou que aquela foto era o marco inicial de conjunto musical que soma 31 discos inéditos, quatro DVDs, três discos de ouro e milhões de fãs.
Para comemorar os 55 anos, show de Os Serranos será realizado nesta semana em Porto Alegre.
Serviço da festa de 55 anos
- Show 55 anos de Os Serranos
- Quando: 5 de outubro
- Horário: 21h
- Endereço: Teatro Bourbon Country, na Rua Tulio de Rose, nº 80, em Porto Alegre
- Ingressos: em uhuu.com
- Duração: 90 minutos
- Classificação: Livre. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis. Crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais não pagam