Mesmo depois da falência, a Varig continua muito presente na memória dos gaúchos. A empresa morreu, mas a marca ficou viva. A força do nome está relacionada à história da empresa fundada em 1927 no Rio Grande do Sul, aos serviços prestados e ao marketing. As propagandas da Varig são inesquecíveis, especialmente aquelas feitas para o Natal.
Eu não viajava de avião na infância, mas cantava a música da Estrela Brasileira. Quem não viu na TV ou ouviu no rádio, entre os anos 1960 e 2000, o famoso jingle? A letra simples ficou na memória:
Estrela brasileira no céu azul. Iluminando de norte a sul. Mensagem de amor e paz. Nasceu Jesus. Chegou o Natal. Papai Noel voando a jato pelo céu. Trazendo um Natal de felicidade. E um Ano Novo cheio de prosperidade. Varig, Varig, Varig.
O jingle é dos anos 1960. A letra foi escrita por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, um dos grandes nomes da história da TV Globo. A melodia é de autoria de Caetano Zamma, falecido em 2010, que consagrou a assinatura musical, com o som substituindo as palavras "Varig, Varig, Varig".
O jornalista Mario de Albuquerque, o Mario da Varig, me contou que não foi fácil colocar música nas propagandas da empresa. Boni, que tinha agência de publicidade, já fazia textos comerciais para rádio e TV e tentou convencer o presidente da companhia, Ruben Berta, que não queria saber de música nas propagandas. Só aceitou a assinatura "Varig, Varig, Varig" depois de ouvir Boni cantarolando. Ela foi usada a partir de 1958 no final de comerciais.
Mario trabalhou na empresa por 40 anos e escreveu o livro Berta: os anos dourados da Varig. Ele lembra que as propagandas no rádio, por exemplo, eram com texto lido por locutor e a assinatura "Varig, Varig, Varig" no final. Berta queria assim, num estilo sóbrio.
Quando nasceu o jingle, nos anos 1960, a assinatura já fazia sucesso e foi incorporada. Os primeiros comerciais para a televisão tiveram a produção de Archimedes Messina. A música foi usada inicialmente em vídeos em preto e branco. Nas décadas seguintes, foi cantada por famosos como Xuxa e Jorge Ben Jor.
O texto simples e a melodia que fica na cabeça eternizaram o Papai Noel voando a jato pelo céu com a Estrela Brasileira.
Assista à propaganda para TV ainda em preto e branco:
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)